Samson, um sogro doente e um vizinho: Eis como se salvaram de fogo em LA
- 09/01/2025
Aaron Samson é uma das cerca de 100 mil pessoas que foram obrigadas a abandonar as suas casas em Los Angeles, na Califórnia, devido aos incêndios florestais que estão a assolar a zona.
Samson explicou à CBS Morning como é que soube do incêndio, assim como conseguiu fugir dele, juntamente com o seu sogro, que sofre de Parkinson, e um vizinho acabado de conhecer.
À imprensa norte-americana, Samson explicou que recebeu um alerta no telemóvel sobre um fogo que estava nas redondezas, mas que o mesmo aviso não dava conta de se deviam ou não abandonar as casas. "Na hora seguinte, estávamos a pensar: 'Vamos?'", começou por recordar, acrescentando que enquanto decidiam se abandonavam a casa ou não receberam um outro alerta. Foi aí que Samson saiu de casa e viu o fumo perto da casa do sogro. "Percebemos que tínhamos de ir", recordou.
O homem conta, no entanto, que não tinha nesse momento um carro em sua casa e que tentou ligar às autoridades para dar conta do sogro. Foi, no entanto, um vizinho - que até ali Samson desconhecia - que acabou por levá-lo, assim como ao seu sogro, para foram da zona.
Abandonada a casa, Samson, o sogro e o vizinho - chamado Jeff - acabaram por ficar rodeados pelo fogo. "Quando estávamos a descer, havia incêndios em ambos os lados do carro", contou à CBS Morning, descrevendo: "Estávamos a conduzir e, de repente, vimos incêndios. Sentia-se o calor... e os fogos estavam cada vez mais perto. Estávamos completamente presos no trânsito e o fogo surgiu a cerca de 15 metros do carro da direita".
Foi nessa altura que as autoridades começaram a dizer às pessoas para saírem dos seus carros e que Samson ajudou o seu sogro a sair, apesar das dificuldades de um homem com 83 anos - que sofre de Parkinson. "Vamos, nós conseguimos ir", ouve-se ainda num vídeo que foi gravado por Samson, e que mostra a a evacuação da zona em que estes habitavam
Aaron Samson captured his and his father-in-law's harrowing escape from the Pacific Palisades on Tuesday. Samson credited two good Samaritans for helping them during the evacuation.
— KNX News 97.1 FM (@knxnews) January 8, 2025
Credit: Aaron Samson/@storywinning, Associated Press pic.twitter.com/yu1FsFZ7Vr
"Estava apenas a tentar animá-lo. O meu sogro tem Parkinson. Mal se consegue mexer. Este foi um esforço heroico da parte dele", sublinhou.
Segundo o que explicou, acabou por colocar o sogro no andarilho que este costuma usar para conseguir andar e que o empurrou com o auxílio deste instrumento, conseguindo levá-lo para um lugar seguro.
"Estamos vivos, e isso é o mais importante. Estamos a ir bem", disse, reconhecendo que a situação que está a abalar a devastar a zona "não se consegue descrever".
Os incêndios que estão a devastar a área já fizeram pelo menos cinco mortos.
Leia Também: Famosos continuam a perder casas de milhões. Desta vez foi Billy Crystal