Mudança no cálculo resulta em reformas mais baixas? O que está em causa
- 05/02/2025
Uma mudança no cálculo de pensões está a resultar em reformas mais baixas, já que a fórmula passou a ter em conta toda a carreira contributiva (40 anos), ao invés dos melhores 10 dos últimos 15 anos. Significa isto que os salários que contam para a pensão baixam 20% com a nova regra.
Na prática, esta alteração conduziu a uma redução de cerca de 20% na remuneração para o cálculo da pensão, de acordo com a SIC Notícias, o que acaba por penalizar o valor que recebem os reformados.
Ora, a mudança entre as duas fórmulas está a ser feita de forma gradual, ou seja, os dois critérios estão a ser aplicados, o que significa que têm em conta o número de anos de trabalho até 2001 e a partir de 2002 até agora.
Esta alteração, explica o mesmo canal, surgiu de forma a evitar manipulações na reta final de uma vida de trabalho e para deixar de lado das contas da Segurança Social um peso maior dos últimos anos, que estão associados a salários mais elevados.
Uma nota técnica do Livro Verde para a Sustentabilidade do Sistema Previdencial revela que estas novas regras vão ter um peso cada vez maior no cálculo das pensões à medida que passam os anos, o que significa que em 2041 será apenas aplicado o critério que tem em conta a média de toda a carreira contributiva.
Leia Também: Subsídios, pensões... recebe apoios da Segurança Social? Conheça esta app