Governo não "coloca nenhum" sindicato dos sapadores de fora
- 21/01/2025
"As propostas que são apresentadas são exatamente iguais para todos os sindicatos e nós aguardamos que nos seja transmitido se efetivamente aderem ao acordo ou não. Portanto, o Governo não coloca nenhuma estrutura sindical de fora, porque queremos efetivamente valorizar toda a carreira, e se as estruturas sindicais têm maior ou menor representatividade dos bombeiros, deveriam também ter esta preocupação de poder estar no acordo que será celebrado", disse o governante no parlamento.
Hernâni Dias respondia a uma questão do Chega sobre o anúncio do Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS), que representa a maioria dos bombeiros sapadores, que divulgou na segunda-feira que não vai assinar o acordo proposto pelo Governo na última sexta-feira por o considerar "injusto, lesivo e propício a gerar conflitos e divisões internas".
O governante destacou ainda que o Governo iniciou um processo de diálogo com todas as estruturas sindicais e já realizou reuniões com todos, estando muito próximo de chegar a acordo.
"Estamos muito, mas mesmo muito próximos de podermos vir a celebrar este acordo, garantindo aumentos remuneratórios consideráveis para os bombeiros sapadores, sendo que não queria aqui adiantar já os valores, porque eles também não estão completamente fechados", acrescentou.
Em comunicado, o SNBS revelou que a proposta apresentada pela secretaria de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território limita-se "a uma atualização salarial entre 5% e 10%, num quadro de carreira estagnada há mais de duas décadas".
A principal crítica vai para a proposta de suplemento de risco, que ronda os 75 euros, e que esta estrutura sindical entende que deve ser semelhante ao que foi determinado para as forças policiais no ano passado.
"Esta proposta é injusta, lesiva e propícia a gerar conflitos e divisões internas, especialmente devido ao regime transitório", acrescenta o SNBS.
Leia Também: Secretário de Estado recusa ilegalidades em processo investigado