Estudo: Capacidade linguística humana existe há pelo menos 135.000 anos

  • 15/03/2025

A espécie humana Homo sapiens tem aproximadamente 230.000 anos. As estimativas da origem da linguagem variam muito, com base em diferentes tipos de evidências, desde fósseis a artefactos culturais.

 

Os autores da nova análise, publicada na Frontiers in Psychology, adotaram uma abordagem diferente, noticiou na sexta-feira a agência Europa Press.

Os cientistas argumentaram que, como todas as línguas humanas têm provavelmente uma origem comum --- como os investigadores acreditam fortemente --- a questão principal é quando é que os grupos regionais começaram a espalhar-se pelo mundo.

"A lógica é muito simples. Todas as populações que se espalham pelo planeta têm uma língua humana, e todas as línguas estão relacionadas ", frisou Shigeru Miyagawa, professor do MIT, nos Estados Unidos, e coautor de um novo artigo que resume os resultados, em comunicado.

Com base no que os dados genómicos indicam sobre a divergência geográfica das primeiras populações humanas, acrescentou: "Penso que podemos afirmar com um grau razoável de certeza que a primeira divisão ocorreu há cerca de 135 mil anos, pelo que a capacidade da linguagem humana deve ter estado presente nessa época, ou mesmo antes".

O novo artigo examina 15 estudos genéticos de diferentes variedades publicados nos últimos 18 anos. Três usaram dados sobre o cromossoma Y herdado, três examinaram o ADN mitocondrial e nove foram estudos do genoma completo.

No geral, os dados destes estudos sugerem uma ramificação regional inicial dos humanos há cerca de 135.000 anos. Ou seja, após o aparecimento do Homo sapiens, grupos de pessoas separaram-se geograficamente e, com o passar do tempo, desenvolveram-se algumas variações genéticas resultantes entre diferentes subpopulações regionais.

A quantidade de variação genética demonstrada nos estudos permite aos investigadores estimar o tempo em que o Homo sapiens era ainda um grupo regionalmente indiviso.

Alguns investigadores propuseram que a capacidade de linguagem remonta a alguns milhões de anos, com base nas características fisiológicas de outros primatas.

Mas, para Miyagawa, a questão não é quando é que os primatas foram capazes de emitir determinados sons, mas sim quando é que os humanos adquiriram a capacidade cognitiva para desenvolver a linguagem tal se conhece atualmente, combinando vocabulário e gramática num sistema que gera um número infinito de expressões baseadas em regras.

"A linguagem humana é qualitativamente diferente porque dois elementos, as palavras e a sintaxe, trabalham em conjunto para criar este sistema muito complexo", destacou Miyagawa.

"Nenhum outro animal tem uma estrutura semelhante no seu sistema de comunicação. E isso dá-nos a capacidade de gerar pensamentos muito sofisticados e comunicá-los aos outros", concluiu.

Leia Também: Estudo sugere o impensável: Mordiscar madeira pode fazer bem ao cérebro

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2747461/estudo-capacidade-linguistica-humana-existe-ha-pelo-menos-135000-anos?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Nosso Amor Nunca Pode Acabar

Edam ft. Cristina Moreira

top2
2. É SO LOVE

Carlos Santos

top3
3. Meu Mundo

Duo Sol Nascente

top4
4. Vou ao bailarico

Cristais da noite

top5
5. Festa da Mulherada

Xavier

Anunciantes