Disney processada em milhões de dólares por plágio dos filmes 'Vaiana'

  • 14/01/2025

A Disney está a ser processada em milhões de dólares por, alegadamente, ter plagiado a ideia do filme 'Vaiana' e da sequela 'Vaiana 2'. Segundo avançou o The Hollywood Reporter, o animador Buck Woodall acusou a empresa de ter copiado partes de um guião que escreveu no início da década de 2000.

 

Na ação judicial, que deu entrada na passada sexta–feira no Tribunal Federal da Califórnia, nos Estados Unidos, Woodall alega que a Disney roubou elementos de um guião que escreveu para um projeto de filme de animação intitulado 'Bucky'. O animador pede agora uma indemnização de pelo menos 10 mil milhões de dólares (cerca de 9,7 milhões de euros).

Woodall alegou que produziu um guião e um 'trailer' para 'Bucky' e começou a partilhar detalhes do projeto com Jenny Marchick, antiga diretora de desenvolvimento da Mandeville Films, em 2003.

De acordo com o processo, a produtora Mandeville tinha um acordo com a Disney e Marchick, que é a atual diretora de desenvolvimento de longas-metragens da DreamWorks Animation, assegurou a Woodall que iria conseguir com que 'Bucky' fosse aprovado, mas pediu materiais como planos de produção, desenhos de personagens e 'storyboards'. No entanto, 'Bucky' nunca foi produzido. 

Entre os guiões de 'Vaiana', lançado em 2016, e 'Bucky' existem semelhanças "que não podem ter sido acidentais", incluindo o facto de ambos serem sobre uma adolescente que desafia os avisos dos pais e embarca numa viagem perigosa através das águas da Polinésia para salvar a terra ameaçada de uma ilha polinésia.

O processo apontou semelhanças também entre 'Bucky' e 'Vaiana 2', lançado em novembro de 2024. "'Vaiana e a sua tripulação são sugados para um perigoso portal oceânico semelhante a um remoinho, outro dispositivo dramático e único - uma imagem encontrada nos materiais do queixoso que não poderia ter sido desenvolvida por acaso ou sem intenções maliciosas", lê-se na ação judicial, que acrescenta que "'Vaiana', da Disney, foi produzido depois de Woodall ter entregue aos réus praticamente todas as partes constituintes necessárias para o seu desenvolvimento e produção, após mais de 17 anos de inspiração e trabalho no seu projeto de filme de animação".

De acordo com o The Hollywood Reporter, Woodall já tinha tentado processar a Disney por causa de 'Vaiana', mas uma juíza distrital dos Estados Unidos considerou que já tinha passado demasiado tempo desde a estreia de 2016. No entanto, com o lançamento de 'Vaiana 2', o animador teve uma nova oportunidade para avançar com a ação legal.

Em resposta ao tribunal, o diretor de 'Vaiana', Ron Clements, defendeu que o filme "não foi inspirado nem baseado de forma alguma em [Woodall] ou no seu projeto 'Bucky'", de que teve "conhecimento pela primeira vez depois de este processo ter sido instaurado".

Leia Também: Amazon pagou quase 40 milhões por documentário de Melania Trump

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2707543/disney-processada-em-milhoes-de-dolares-por-plagio-dos-filmes-vaiana?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Nosso Amor Nunca Pode Acabar

Edam ft. Cristina Moreira

top2
2. É SO LOVE

Carlos Santos

top3
3. Meu Mundo

Duo Sol Nascente

top4
4. Vou ao bailarico

Cristais da noite

top5
5. Festa da Mulherada

Xavier

Anunciantes