Ator chinês resgatado após rapto na Tailândia. Pensou que ia a 'casting'
- 15/01/2025
O ator chinês Wang Xing, dado como desaparecido após viajar até à Tailândia para um suposto 'casting' de talentos, acabou vítima de rapto, tendo sido resgatado pelas autoridades tailandesas na semana passada.
O ator, de 31 anos, foi raptado mal aterrou no aeroporto de Banguecoque. A polícia diz que foi vítima de tráfico humano.
À polícia, o ator disse que foi atraído por uma oferta de trabalho que viu numa aplicação, e que tinha como autor um chinês que dizia ser representante de uma conhecida empresa de entretenimento tailandesa. O suspeito enviou um carro para recolher Wang no aeroporto de Banguecoque, capital da Tailândia, e a meio caminho disse que os planos tinham sido alterados e que teria de levá-lo para Mae Sot.
Mainland Chinese actor #XingXing went to Thailand for filming on Jan 3 and was later reported missing near the Thailand-Myanmar border.
— 鳳凰資訊 PhoenixTV News (@PhoenixTV_News) January 7, 2025
According to Thailand's 7HD News, the police commander confirmed today that Wang Xing had been located in a Myanmar-controlled gray area. pic.twitter.com/8BfgPC4dKp
Mae Sot situa-se na fronteira tailandesa com Myanmar (antiga Birmânia), mesmo em frente à cidade birmanesa de Myawaddy, um conhecido centro de organizações criminosas, onde as pessoas são detidas contra a sua vontade e forçadas a praticar burlas nas telecomunicações ou online, refere o The Guardian.
O esquema criminoso já é conhecido e ter-se-á intensificado nos últimos anos, com o ator a ser uma das suas mais recentes (e conceituadas) vítimas.
No caso de Wang Xing, o seu desaparecimento celebrizou-se uma vez que a sua namorada e família desencadearam uma operação de busca para o tentar encontrar, sensibilizando muitas pessoas. Na terça-feira da semana passada, foi anunciado que Wang tinha sido encontrado, mais de um mês após o seu rapto. As fotografias mostravam o ator de cabeça rapada, sentado com agentes da polícia tailandesa.
O artista afirmava que já tinha trabalhado na Tailândia, em 2018, motivo pelo qual confiou na pessoa com quem falou.
Não há, até ao momento, nenhuma detenção relacionada com o caso, mas o seu resgate está a encher de esperança outras pessoas.
Isto porque a polícia tailandesa e chinesa anunciaram estar a trabalhar em conjunto para coordenar as buscas por outros cidadãos também eles desaparecidos nas mesmas circunstâncias.
Leia Também: Madeira vai cobrar resgates com helicóptero em percursos não recomendados